O Desafio da Liderança : Como aperfeiçoar sua capacidade de liderar Voltar

Barry Z. Posner e James M. Kouzes

Ideias Fundamentais

• A liderança não é hereditária. Qualquer um pode aprender a ser líder.

• Quase tudo que em círculos de gestão tradicionais é ensinado sobre liderança está errado.

• A liderança requer habilidades específicas e compromissos.

• É possível aprender comportamentos e atitudes e tornar-se um líder eficaz.

• Os líderes bem-sucedidos desafiam o status quo.

• A capacidade de comunicar uma visão mobilizadora é uma capacidade essencial da liderança.

• Os líderes se tornam mais poderosos ao transferir poder para os seus liderados.

• Um líder precisa constituir um exemplo para a organização.

• Encorajar o coração da organização é uma função do líder.

• A liderança é para muitos, não apenas para alguns.

 

Quando os líderes dão o melhor de si

A liderança é frequentemente tratada como uma qualidade mística e inexplicável, como o carisma ou a espiritualidade. Mas, e se a liderança fosse de fato um conjunto de comportamentos e atitudes que se pode estudar e dominar?

Uma década de pesquisa com quase 1400 líderes indica que a liderança exemplar se baseia em cinco práticas fundamentais e em 10 compromissos da liderança que fazem as cinco práticas dar resultados. Quem dominar estes atributos fundamentais será capaz de inspirar qualquer organização, independentemente das circunstâncias. Sem exceção, os líderes eficazes seguem os seguintes princípios. Eles:

1. Questionam o processo.

2. Inspiram uma visão comum.

3. Capacitam outras pessoas para a ação.

4. Desbravam o caminho.

5. Animam os corações.

 

Questione o processo

Uma das diferenças entre os líderes e os seguidores é que os líderes são intrinsecamente propensos a desafiar os processos que inibem as suas organizações. Porque eles entram em ação, os líderes parecem estar no lugar certo no momento certo. Em consequência, os líderes promovem a inovação e desafiam o status quo. Nenhum líder intervém focado em manter as coisas inalteradas. Nesse sentido, os líderes são os pioneiros que estão dispostos a tentar algo novo e melhor. Eles têm uma alta tolerância ao risco.

Os líderes não são sempre criadores ou inovadores, mas eles são capazes de reconhecer as novas ideias e promover a adoção desses conceitos ou práticas novas. Para ser um líder exemplar, seja um pioneiro a adotar as ideias que são boas para a sua empresa. Os líderes têm frequentemente melhor desempenho em circunstâncias difíceis. Sua capacidade permite que eles arrisquem e tenham sucesso.

Quando se pergunta aos funcionários quais são as características fundamentais da liderança, eles dizem que os líderes devem ser honestos, prospectivos, inspiradores, competentes e justos, as qualidades que podem levar alguém a desafiar o status quo. Tais líderes são vistos como confiáveis, e a credibilidade torna mais provável o sucesso dos seus desafios ao status quo.

Busque oportunidades

Busque oportunidades desafiadoras para crescer, mudar, inovar e melhorar. Isto significa tratar cada trabalho como uma aventura e não como uma tarefa. Para isso, é preciso pensar a partir do zero. Procure abordar cada atribuição como um projeto revolucionário. Questione constantemente o status quo, e nunca aceite passivamente a resposta “Porque é a maneira como nós sempre fizemos”. Inventar todas as soluções não funciona, nem adianta tentar!

Olhe para fora em busca de ideias. Torne função de todos buscar melhores maneiras de fazer as coisas. Junte a aventura ao trabalho de cada um. Aprenda novas habilidades para estimular a sua criatividade.

Inspire uma visão comum

Os líderes acreditam que eles podem fazer acontecer coisas extraordinárias. Eles podem visualizar um futuro brilhante e conseguem convencer os colegas a apoiar as suas visões.

Os líderes desenvolvem visões claras de para onde querem ir, e depois criam eventos e sistemas para chegar lá, porque a visão é a força que inventa o futuro. Embora as visões por si só sejam insuficientes – uma vez que os líderes precisam dos seguidores – as pessoas decidem seguir os líderes cuja visão compartilham.

Se você compreende as pessoas, você pode convencê-las a acreditar em sua visão ao insuflar vida nas suas esperanças, sonhos e aspirações. A liderança, neste sentido, é um diálogo em vez de um monólogo. Quando você compreende os seus seguidores, você pode insuflar vida nas suas esperanças e sonhos e imaginar um futuro mais brilhante para eles, um futuro em que eles têm um papel proeminente. Para ter sua visão aceita você precisa comunicá-la de forma entusiástica. Quando os líderes identificam as inovações de que sentem mais orgulho,eles mencionam os projetos de que já eram os mais entusiastas antes dos resultados. Sem dúvida, desafiar o status quo e ser um visionário acarreta riscos, por isso a sua aceitação do risco é importante.

Experimente e arrisque

Experimente, assuma riscos e aprenda com os erros. Um líder visionário pode testar ideias ao realizar pequenas experiências, criando segurança para que os outros testem também ideias novas. Algumas das suas ideias brilhantes não funcionam, mas isso é aceitável desde que você aprenda com os erros. A maioria das pessoas, quando confrontadas com a mudança, modera imediatamente o seu entusiasmo por ela. Não descarte uma ideia que inicialmente parece estranha. Em vez disso, reafirme que a sua organização valoriza quem assume riscos. Estude as suas falhas tão cuidadosamente como os seus sucessos, e encoraje as pessoas a pensar em soluções, não em obstáculos.

 

Veja o futuro

Visualize um futuro mais vibrante e dignificante. Você pode analisar o seu passado de maneiras apropriadas para determinar onde você quer estar no futuro. Seja específico; defina exatamente o que você quer. Escreva uma declaração de visão e atreva-se a agir com base na sua intuição. Teste os seus pressupostos; torne-se um futurista. Construa uma visão que melhora a vida dos seus colegas e prepara o futuro de sua empresa.

 

Capacite os outros para a ação

Os líderes eficazes, independentemente de sua competência ou inteligência, sabem que mesmo as suas melhores ideias serão irrealizáveis sem a ajuda dos outros. A liderança eficaz é sempre o esforço de uma equipe – um líder sem uma equipe não é líder. Os líderes exemplares inspiram um senso de trabalho de equipe organizacional muito além do âmbito interno. As pessoas correspondem aos líderes que as capacitam para agir. Os líderes compreendem que as pessoas não podem trabalhar da melhor maneira se sentirem-se fracos, insignificantes ou afastados do processo. Dê-lhes o senso de propriedade que eles precisam.

Evoque os ideais comuns – Anime a visão

Ausculte os valores, sonhos e esperanças dos outros para compartilhar sua visão comum. Conheça os interesses de seus liderados, e depois apresente-lhes uma visão que torna tangível o intangível. Para fazer isto de forma eficaz, você precisa primeiro auscultar apaixonadamente o seu pessoal.

Estimule a colaboração

Encoraje a colaboração ao promover os objetivos colaborativos e a construção da confiança. Pense em termos de objetivos mútuos, porque ninguém alguma vez consegue sozinho algosignificativo. Encoraje as pessoas a colaborar e trocar ideias.

Dê o exemplo

Os seus liderados verificarão se você também pratica o que diz. O respeito verdadeiro não se adquire com um título. Muitos líderes explicam que eles nunca pediriam a alguém para fazer uma coisa que eles não estejam dispostos a fazer primeiro. Os líderes são líderes porque estão dispostos a serem os primeiros. Os líderes devem dar o exemplo e defender as suas crenças. Por consequência, os líderes necessitam de planos operacionais detalhados.

Você pode ser bem-sucedido ao conduzir projetos ao longo de um percurso cuidadosamente planejado. Se você define os passos para o sucesso, você terá mais chances de chegar lá. 

Fortaleça os outros

Fortaleça os outros, transfira poder, atribua tarefas importantes e ofereça apoio. Você deve aumentar a autonomia a todos os níveis, reduzir passos e procedimentos desnecessários,e, em geral, apoiar o exercício do julgamento independente. Uma das mais importantes habilidades da liderança é fazer com que os outros se sintam heróis.

Viva os valores comuns

Torne seu comportamento consistente com os valores comuns. Escreva o seu credo da liderança – quais são os princípios, crenças e valores que orientarão o seu estilo de liderança.

Comece por conhecer a si mesmo, seus pontos fortes e as coisas importantes para você.

Compartilhe seus valores pessoais. Faça uma análise de suas ações, para avaliar o que você faz para garantir que o seu comportamento seja consistente com as crenças que você abraça.

 

Crie um clima de confiança

Obtenha as pequenas vitórias que fomentam o progresso contínuo e reforçam os compromissos.

O progresso é sempre incremental. Para fomentar a confiança e entusiasmo da sua organização, valorize cada pequeno passo ao longo do percurso

.

Anime os corações

As pessoas com frequência ficam frustradas e exaustas no caminho para a excelência. Porque é um processo árduo, naturalmente as pessoas podem ser tentadas a desistir. Sua função como líder é restaurar o coração da sua organização e encorajar os outros a seguir em frente. Os líderes mobilizam as tropas. Por vezes, você pode conseguir isso através de gestos dramáticos: uma reunião de que todos participem, um tema ou programa especiais, ou o uso eficaz de símbolos. Em outras ocasiões, contudo, uma única ação é suficiente para conferir um novo espírito à sua organização, por exemplo, uma maneira criativa de comemorar as realizações. No entanto, não se equivoque: encorajar o coração da sua empresa para ajudar as pessoas a superar os tempos difíceis é um assunto muito sério. O segredo mais bem guardado da liderança pode ser o amor: o amor pelo produto, pelo serviço, pelos clientes e pelos funcionários.

Reconheça as contribuições

Reconheça as contribuições individuais que levam ao sucesso de cada projeto. Use recompensas que tenham um significado especial para cada pessoa. As recompensas criativas encorajam o pensamento criativo.

Comemore os valores e vitórias

Comemore os feitos da equipe, não apenas os sucessos individuais. Acima de tudo, você quer que o seu pessoal pense como uma equipe. Por isso, você precisa reconhecer e recompensar as realizações da equipe. Seja um chefe de torcida, mas de uma forma que você se sinta confortável. As celebrações ajudam a reconhecer os pequenos sucessos no caminho para a vitória.

Mitos da liderança

Quase tudo que em círculos de gestão tradicionais é ensinado sobre liderança está errado.

Talvez isso explique por que não há mais líderes na sociedade e nas empresas. De fato, o primeiro desafio que um líder precisa enfrentar é libertar-se de noções errôneas sobre o que a liderança realmente é. Por exemplo, a gestão tradicional sugere que as organizações são estáveis, organizadas e funcionam como um relógio, e que a maioria dos líderes reais agita as coisas em vez de protegerem o status quo. O controle é o foco da teoria da gestão tradicional.

A função do líder é controlar os recursos materiais e as pessoas. Porém, os líderes reais sabem que quanto mais tentam controlar as suas organizações, mais eles impedem as pessoas de atingirem a excelência. Os líderes que privilegiam o seu próprio controle raramente suscitam confiança, porque a confiança precisa ser mútua.

Outro mito é que os líderes estão em uma posição superior. Os líderes que exageram sua importância terão dificuldade em atingir os seus objetivos. A liderança é um processo, não uma posição. A ideia de que apenas alguns podem dominar esse processo é um mito. Você pode aprender a usar as habilidades que promovem esse processo, quer você pertença à diretoria executiva, quer trabalhe na limpeza do edifício.

Mais de 10 anos de pesquisa mostrou que as pessoas comuns podem aprender a realizar coisas extraordinárias. A liderança é para muitos, não apenas para alguns.

 

Fonte: GetAbstract 

Avenida Osvaldo Reis, 3281 - Sala 1108

88306-773 - Praia Brava – Itajai SC
© 2014 Zuni-Tec Tecnologias - Todos os direitos reservados

47 3264.2000 | 9 9914.5382