Liderança e Inspiração Voltar

INSPIRAÇÃO E LIDERANÇA

19 de setembro de 2017


Maria Imaculada Gonçalves de Almeida, consultora, educadora empresarial e facilitadora do programa BE FOUR.


Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. O líder é uma referência para os seus liderados e sua atitude perante eles, influencia no comportamento da equipe. Para que o líder consiga fazer um bom trabalho, não adianta apenas ele se esforçar. As pessoas da equipe também precisam se envolver para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.


O líder motivado e que estimule os motivos em cada um dos seus subordinados é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica já que alavanca a consecução dos objetivos organizacionais.


O que faz um líder inspirador? A capacidade de inspirar as pessoas a atingir alto desempenho e sucesso é uma habilidade que os líderes precisam. Paixão, propósito, sentido são suas características essenciais. A capacidade de comunicar a paixão, o propósito e o significado para os outros inspira a cultura da organização.


O líder inspirador percebe e entende, como poucos, a missão e a visão da sua organização. Tem paixão por realizá-las e é capaz de compartilhar esta paixão de uma forma que permite que as outras pessoas se sintam apaixonadas também. A natureza da missão e da visão é fundamental para que as equipes sintam que seu trabalho tem um propósito e significado que transcende as tarefas, procedimentos e rotinas.


O líder inspirador escuta as pessoas. Partilha o sentido, comunica sua visão de futuro e inclui os subordinados na elaboração de missão, visão, planos e estabelecimentos de metas. Quando se participa da formulação de planos o indivíduo se compromete com sua realização. Ao ver suas ideias incorporadas nos projetos da equipe ou mesmo entender porque não o foram, dá ao integrante da equipe a sensação de pertencer, de fazer parte, de ter importância e ser imprescindível para a equipe.


A inclusão é fundamental para que as pessoas se sintam inspiradas.  A inclusão supõe que a pessoa se sinta intimamente ligada às ações e aos processos que estão levando a equipe a cumprir suas metas. A inclusão leva ao compromisso o que pode levar a uma motivação positiva.

O LÍDER inspirador é íntegro. Visão e paixão são importantes, mas o subordinado precisa confiar no líder para se sentir inspirado. Ele reconhece e desenvolve sua equipe, oferece oportunidades para que as pessoas cresçam tanto pessoal quanto profissionalmente.  Propicia um ambiente de proteção e age com compaixão.

Tem níveis extraordinários de percepção e compreensão das realidades do mundo e de si mesmo, tem motivação que lhe possibilite passar pelo inevitável desconforto de aprender e mudar, sobretudo em um mundo de fronteiras menos precisas, onde a lealdade fica mais difícil de definir.

O líder inspirador tem força emocional para gerenciar a própria ansiedade e a dos outros à proporção que o aprendizado e a mudança se tornam cada vez mais um modo de vida. Ele tem disposição e capacidade de envolver os demais e evocar sua participação, em tarefas muito complexas e informações distribuídas de forma muito ampla.

Disposição e capacidade para compartilhar poder e controle, segundo o conhecimento e as habilidades das pessoas, ou seja, permitir e incentivar o florescimento da liderança por toda a organização. Além destas características, o líder inspirador pode conduzir e seguir, mas, acima de tudo, é um eterno aprendiz.

Avenida Osvaldo Reis, 3281 - Sala 1108

88306-773 - Praia Brava – Itajai SC
© 2014 Zuni-Tec Tecnologias - Todos os direitos reservados

47 3264.2000 | 9 9914.5382