Be Four: o desafio de preparar jovens para o exercício da liderança Voltar

O que é ser um Líder? Quais as competências exigidas da Liderança no século XXI?

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas na busca de seus objetivos e interesses comuns, sendo construtoras do progresso através de contínuas superações (UNESCO, 2008).

A  partir deste conceito que o Instituto Caminhare e o Instituto DAL criaram o programa Be Four: Líder e Liderado, com foco na preparação de jovens para o exercício da liderança.

O Be Four tem como objetivo fortalecer competências comportamentais específicas, para que jovens possam desenvolver competências de Liderança  de forma mais rápida e assertiva, num laboratório de experiência monitorado e sendo acompanhando o seu desenvolvimento.

Também é uma oportunidade para que executivos acompanhem a preparação de seus sucessores, avaliando de forma estruturada a evolução de seus sucessores. Com uma equipe com amplo conhecimento e experiência, o Programa utiliza metodologias inovadoras, já testadas, remodeladas e ajustada num modelo completo de ensino e aprendizagem.

Como é um programa único, respondemos aqui algumas questões para esclarecer melhor o que é o Be Four, qual o público pretendido e os objetivos a serem alcançados:

 

Qual o objetivo do Be Four?

O objetivo do Be Four é preparar jovens para o exercício da liderança a partir do fortalecimento de competências comportamentais específicas. Entre elas estão diagnosticar formas para resolver determinado problema, percepção apurada das pessoas e das situações, resiliência necessária para superar desafios, capacidade de esforço para alcançar objetivos e lidar com situações de autoridade, tendo a coragem para se posicionar e fazendo de forma adequada.

Qual a fundamentação teórica do Be Four?

O Programa Be Four está sustentado nos quatro pilares da educação: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Ser e Aprender a Conviver. Seu desdobramento ancora-se no relatório para a Unesco de 1996 da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Utiliza o conceito de liderança da Unesco, que Define a Liderança como “influência responsável, e, portanto, equilibrada, a busca pelo alcance de objetivos de interesse comum com postura de coerência fecunda. Ou seja, as lideranças devem ser, juntamente com suas equipes e através delas, construtoras do progresso por meio de contínuas superações; devem desafiar continuamente os determinismos do universo, assegurando organizações longevas e que adicionem valor para a sociedade”, segundo relatório do Fórum Global de Liderança da Unesco (2008).

Tem como fundamentos de analise o modelo de competências Assess System, da Universidade de Harvard, do instrumento para Análise de Perfil DISC. Também será utilizados a pesquisa Big Five, as competências socioemocionais que podem fazer a diferença para que a pessoa tenha em si o atributo da influência, que é mobilizar os outros a serviço de um objetivo comum, além de fazer com que esses outros sejam melhores do que seriam se não tivessem um líder na vida deles.

Por que o Be Four é focado nos jovens?

Porque aprender essas competências, de forma experimental, já no início da sua carreira, facilitará a sua trajetória como Líder. A intenção é fortalecer jovens no perfil de Liderança,  para que façam a diferença como líderes no futuro, conscientes e responsáveis pela posição que exercem e com competências ampliadas capaz de gerar resultados.

 

Por que um jovem recém-formado optaria pelo Be Four?

O que o jovem vai encontrar no Be Four ele não vai encontrar em um MBA ou pós-graduação, pois será trabalhado competências comportamentais. Os cursos formais são importantes devido aos conhecimentos técnicos, que vão dar subsídios aos processos de mudança comportamental. Porém, desenvolver competências comportamentais exige conhecimento de si mesmo, experiência e vivencia. O Be Four é complementar a um MBA ou pós-graduação: ele trará conteúdos, ferramentas e vivência para desenvolver habilidades que serão percebidas no seu dia a dia. Um jovem tem muitas competências, e o BE FOUR oportunizará experiência e o treino de algumas competências que nem sempre são  vividas na  atuação profissional.

 

Um sucessor de uma empresa familiar, que está tendo problemas e dúvidas quanto a sua atuação profissional, pode se beneficiar do Be Four?

Sucessores de empresas familiares também são o público do Be Four, independente da posição que assumirão, seja de líderes ou acionistas. Sucessores precisam aprender a separar as relações familiares das profissionais, ter a visão empresarial e o cuidado com o patrimônio que precisa ser protegido, apesar das dificuldades. A empresa familiar tem o árduo desafio de ter que crescer protegendo as relações, o que exige muitas competências comportamentais: saber lidar com as diferenças, fazer uso da complementaridade em diferentes gerações, gerir conflitos, saber se posicionar, e é o que o Be Four ajuda a desenvolver. 

 

Como é feita a avaliação do desenvolvimento dos participantes do Be Four?

O participante do Be Four é avaliado de forma ampla e criteriosa. Inicialmente através de testes de competências e ao longo do programa com será feito o acompanhamento da avaliação através de Instrumentos, sendo que pessoas que não estão no programa devem perceber melhorias na forma de atuação desse jovem: a família, colegas de trabalho, entre outros.

Para um executivo que precisa de um sucessor é vantajoso indicar um membro da equipe para participar do Be Four?

Sim, desde que o executivo possa acompanhar esse jovem, para que ele também possa aprender com o que o Be Four tem a oferecer. Indicar esse potencial sucessor ao Be Four vai formar um jovem com mais maturidade e mais repertório emocional para suportar o que é exigido de um líder e atender com eficiência a responsabilidade desta posição. Para que o jovem tenha consciência sobre o que é ser líder e o que será demandado dele e para que tenha estrutura para dar conta disso, atingindo um bom resultado e tenha satisfação profissional.

Quem são os consultores responsáveis pelo Programa?

São profissionais qualificados e selecionados a partir das suas competências nos diversos temas do programa. Para cada módulo teremos um profissional com competência distinta enriquecendo o conhecimento através da formação multidisciplinar de nossos facilitadores.

Como  será desenvolvido o programa do BE FOUR?

O Be Four está organizado em 12 módulos (mensais) com  08 horas cada,  realizados nas sextas-feiras; com acompanhamento e analise do desenvolvimento periodicamente para potencializar aprendizados e a integração do grupo.

Avenida Osvaldo Reis, 3281 - Sala 1108

88306-773 - Praia Brava – Itajai SC
© 2014 Zuni-Tec Tecnologias - Todos os direitos reservados

47 3264.2000 | 9 9914.5382