Combinando a regra do Jogo Voltar

As relações de trabalho ligadas as organizacoes mais que um contrato formal de relacionamento é um contrato de fidelidade e ajustes de expectativas. Se está já sempre foi uma regra de bom relacionamento e de convivência saudável nas organizações,  agora estão  mais presente na relação geração dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. 

Para se manter os jovens nos ambientes corporativos a relação profissional deve ser franca, clara e transparente, pois além das expectativas normais da nova geração, a fidelidade das relações contam muito para mantê-los motivados e fieis a organização que fazem parte.

Normalmente estes jovens são fascinados para testar novas ideias, buscam o crescimento horizontal e querem trabalhar com o que gostam e que lhe dá prazer. O trabalho pra eles é uma forma de ocupar lugar no mundo. Neste sentido nos processos seletivos procuram identificar as empresas que podem gerar oportunidades de  crescimento e se  a ideologia e filosofia da empresa batem com seus princípios, bem como analisam o papel de responsabilidade social da empresa. Sua base de avaliação esta principalmente nas informações oferecidas pelo mundo digital, passando pela  internet e redes sociais. Apoiam-se nas opiniões da rede de amigos virtuais e por vezes conferem a apresentação da empresa pela mídia. Analisam a veracidade das informações pelo comportamento da empresa e pela sua presença no mercado.

A questão esta de como as empresas podem absorver este perfil de comportamento, considerando que nem tudo que é pretendido é possível ser atendido ao longo de uma trajetória profissional. Empresas vivem de desafios e adaptações, mas também precisam de profissionais em áreas burocráticas e por vezes não conseguem oferecer carreiras meteóricas, como desejadas por muitos jovens profissionais. Para as organizações , antes de contratar um jovem para fazer parte da sua equipe é importante levantar tudo o que a empresa pode oferecer pra ele, pois a atual geração de jovens profissionais são movidos a desafios e querem se desenvolver e para isto buscam auxilio nas empresas e consequentemente com  seus lideres.São os superiores imediatos os principais responsáveis pela manutenção e aproveitamento do  potencial dos jovens no mercado de trabalho.

Neste sentido os gestores líder de jovem nas empresas tem um papel preponderante no sentido de levar o jovem a identificação profissional e na busca de convergir os objetivos pelos jovens e os resultados esperado pela empresa.

O papel do gestor deve ser de líder de pessoas acima de tudo, buscando otimizar o potencial, orientando e aconselhando no seu desenvolvimento e aproveitamento na sua atividade laboral. Deve ser capaz de identificar as competências e coloca-las a disposição da necessidade da empresa, dar direcionamento e criar condições de crescimento de carreira. Neste sentido, o gestor passa a exercer o papel de Mentoring ou Coaching, que são diferentes papeis de um gestor convencional. São lideres avaliados pelo seu comportamento e pelo resultado que geram para o negocio com a sua equipe, bem como também são avaliados pelo seu comportamento moral. 

 Outra questão a ser destacada é o que se chama de “conversa franca” ou “combinando as regras do jogo” de falar para o jovem contratado todas as regras de funcionalidade da organização, bem como quais são as reais possibilidade de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa onde ele esta sendo contratado, isto significa: alinhamento de expectativas, transparência e coerência. 

Este processo é mais simples do que se imagina, só precisa de lealdade, falar a verdade e cumprir com o que é prometido. Aliás, esta é uma máxima para todas as gerações da empresa, nem é preciso ressaltar que isto é para jovens, o que vale neste momento é que talvez os jovens deem mais valor e importância para estas questões na definição da sua vida profissional.

Luzia Fröhlich

Mestre em Administração de Empresas, idealizadora do Instituto DAL

www.intituodal.com.br   luzia@intitutodal.com.br

Avenida Osvaldo Reis, 3281 - Sala 1108

88306-773 - Praia Brava Ė Itajai SC
© 2014 Zuni-Tec Tecnologias - Todos os direitos reservados

47 3264.2000 | 9 9914.5382